Nascido no bairro Brasília, em Feira de Santana, Eder contou que foi para Europa há sete anos com objetivo de estudar inglês, após ter iniciado os estudos em Feira por dois anos. Incentivado por uma professora, ele decidiu realizar o intercâmbio para aprimorar o idioma. Emocionado, ele agradeceu pelo reconhecimento e a lembrança dos feirenses pelo ato de coragem dele na Irlanda.
O feirense Eder Nascimento dos Santos foi uma das pessoas que corajosamente interveio durante o ataque contra crianças no dia 23 de novembro, em Dublin, na Irlanda, que deixou cinco pessoas feridas. Ele e Caio Benício, que é do Rio de Janeiro, foram os brasileiros que estavam no momento em que um homem estava atacando crianças e monitores em uma creche da cidade, com uma faca.
O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, recebeu o feirense e mais três homens que em um ato de bravura impediram que a tragédia fosse ainda maior. Eles receberam uma medalha pela coragem, determinação e pelas vidas que ajudaram a salvar.
Ainda participaram da homenagem, o adolescente francês, o Ministro das finanças e a ministra da Justiça do país.
Em entrevista ao Acorda Cidade, Eder contou que estava de bicicleta retornando do trabalho para casa, quando escutou os gritos e de imediato resolveu intervir. Na ação, ele foi responsável por distanciar a faca do agressor.