Nesta semana, a edição do Podcast Escuto Cá Entre Nós do Portal Acorda Cidade recebeu a médica veterinária, Mirza Cordeiro, coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses de Feira de Santana. Em entrevista às jornalistas Andrea Trindade e Jaqueline Ferreira, ela falou sobre vida, carreira e principalmente as funções da instituição que sempre são confundidas com abrigos e associações.
Você sabia que o CCZ não é responsável por recolher animais mortos, nem abandonados? Essas e outras informações foram desmistificadas pela gestora, que também revelou detalhes de como o centro atua para manter a sociedade longe de doenças epidemiológicas.
Segundo Mirza, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) é a responsável por recolher animais mortos. Inclusive, ela deu detalhes sobre a parceria com o órgão para investigar animais que possuem vínculo epidemiológico, portanto podem transmitir doenças para humanos.
No estado são oito CCZs vinculados às Secretarias Municipais de Saúde, destinados a contribuir com a vigilância epidemiológica e o controle das principais zoonoses. Em Feira de Santana, a coordenadora está desde o início da implementação na cidade.
Mirza ainda contou sobre sua infância em Feira e como o carinho pelo cuidado aos animais surgiu ainda pequena por influência de sua avó. Uma memória marcante do seu primeiro momento protegendo um animal foi justamente nesta época, quando os moradores se reuniram para resgatar um cachorrinho preso no bueiro.
A médica também falou sobre o amor pela profissão de professora e o gosto pela academia que adquiriu logo depois que fez seu mestrado na Ufba. Atualmente ela desenvolve sua pesquisa de doutorado sobre a raiva, doença infecciosa viral aguda que atinge animais e humanos.