Após um ato de coragem em desafiar o próprio pai, de quem ouviu ‘'você não vai estudar, o seu futuro é a inchada', o professor Josué Mello, ainda criança, se apaixonou pelo mundo do conhecimento, nas reuniões da Igreja Presbiteriana de Lagarto – Sergipe, sua cidade natal. Em Feira de Santana, ele foi candidato a prefeito do município e filantropo, com direção de projetos voltados para beneficiar pessoas em situação de rua e qualificar migrantes do êxodo rural. Foi diretor da escola onde estudou e reitor de universidade.
No Ep 59 do Podcast Escuto Cá Entre Nós, o professor Josué Melo relata que em um destes eventos religiosos, ainda na adolescência, foi notado por um representante que possibilitou sua mudança para Salvador. Lá recebeu uma bolsa para estudar no Colégio 2 de Julho, onde mais tarde se tornou diretor.
Em uma conversa descontraída e detalhada sobre sua trajetória, o professor Josué Mello conta sobre sua experiência com reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), entre os anos de 1979 e 1987, e a luta para formar uma Universidade contextualizada e à serviço da comunidade. Ele também se recordou de momentos inusitados como quando negociou cara a cara a reforma do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) com o então governador ACM.